Coreano com quase 40 anos de história desembarca por aqui ainda no primeiro trimestre
Com quase 40 anos de história, o SUV Korando dá à Ssangyong a possibilidade de entrar no Guinness – o livros dos recordes – por ser a marca coreana com um modelo a mais tempo em produção.
Mas desta história que se inicia em 1976, só restou mesmo o nome "Korando". Isso porque o restante do utilitário compacto da casa de Seul é completamente novo. Nasce de um plataforma moderna, que dará origem a mais três modelos da marca em 2014. Com quase 40 anos de história, o SUV Korando dá à Ssangyong a possibilidade de entrar no Guinness – o livros dos recordes – por ser a marca coreana com um modelo a mais tempo em produção.
Nesses quase quatro séculos de existência, o Korando nunca foi comercializado no Brasil. Mas essa história vai mudar ainda no primeiro trimestre deste ano, quando o modelo começa a ser vendido nas concessionárias Ssangyong brasileiras. O Korando foi, inclusive, uma das atrações da marca no Salão de São Paulo, mas apenas nos dias em que o motorshow esteve aberto para o público. Isso porque por problemas alfendagários, o SUV não chegou a tempo de ser exposto nos dias do salão destinados à imprensa.
Em todo o mundo a receita para conquistar compradores é uma só: preço, que geralmente é 10% abaixo do que pedem os concorrentes. O projeto, que tem a assinatura de Giorgetto Giugiaro, tem foco na sobriedade e no equilíbrio das linhas. A mesma proposta é reconhecida a bordo do modelo. No habitáculo, as formas são envolventes e os materiais utilizados são de boa qualidade.
O motorista pode desfrutar de uma boa condição de condução graças as inúmeras regulagens de altura e profundidade do banco. Os comandos são fáceis de operar e parece que todo o interior preza mesmo pelo conforto dos ocupantes. De série, o Korando traz Bluetooth, sensores de estacionamento, seis airbags, encostos de cabeça ativos, controle de estabilidade, revestimento em couro, rodas de 18 polegadas e ar-condicionado automático dual zone.
Nas estradas italianas, onde foi testado, o comportamento do Korando se mostrou exemplar. O carro surpreendeu em viagens mais longas apresentando um desempenho seguro e alinhado com a concorrência. A suspensão McPherson na dianteira e multilink na traseira, além da direção com assistência correta tornam o carro confortável.
O 2.0 quatro cilindros diesel produzido pela SsangYong entrega 175 cv e 36,7 kgfm de torque, que dão ao carro boas respostas e agilidade em todos os regimes de utilização. De acordo com a marca coreana, o Korando consegue rodar até 16,7 km com um litro de diesel e emite 157 g/km de CO2. A tração pode ser dianteira ou integral, onde até 50% da força pode ser enviada para as rodas traseiras através de um diferencial com bloqueio, item raro na categoria.
A unidade testada contava com o câmbio manual de seis marchas. Recentemente a SsangYong também passou a oferecer um automático também de seis velocidades. Ambos funcionam bem e contribuem para uma condução agradável. Um dos poucos aspectos onde o Korando ainda precisa de mais atenção é no isolamento acústico, que deixa passar ruído demais para o interior da cabine, principalmente em velocidades mais altas.
O carro deve ganhar novas opções de motor nos próximos meses, quando um 1.7 litro a diesel de 145 cv e um 1.8 a gasolina de 128 cv passarão a ser oferecidos. Na Europa, o Korando custa valores em euros correspondentes a algo entre R$ 50.300 para a versão mais simples e tração dianteira e R$ 64.000 para o topo de linha 4x4. O preço para o Brasil não está definido.
O 2.0 quatro cilindros diesel produzido pela SsangYong entrega 175 cv e 36,7 kgfm de torque, que dão ao carro boas respostas e agilidade em todos os regimes de utilização. De acordo com a marca coreana, o Korando consegue rodar até 16,7 km com um litro de diesel e emite 157 g/km de CO2. A tração pode ser dianteira ou integral, onde até 50% da força pode ser enviada para as rodas traseiras através de um diferencial com bloqueio, item raro na categoria.
A unidade testada contava com o câmbio manual de seis marchas. Recentemente a SsangYong também passou a oferecer um automático também de seis velocidades. Ambos funcionam bem e contribuem para uma condução agradável. Um dos poucos aspectos onde o Korando ainda precisa de mais atenção é no isolamento acústico, que deixa passar ruído demais para o interior da cabine, principalmente em velocidades mais altas.
O carro deve ganhar novas opções de motor nos próximos meses, quando um 1.7 litro a diesel de 145 cv e um 1.8 a gasolina de 128 cv passarão a ser oferecidos. Na Europa, o Korando custa valores em euros correspondentes a algo entre R$ 50.300 para a versão mais simples e tração dianteira e R$ 64.000 para o topo de linha 4x4. O preço para o Brasil não está definido.
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