Toyota Etios: o primeiro modelo low-cost da marca


Previsto para ser fabricado no Brasil, compacto começa a ser vendido na Índia


Primeiro modelo de baixo custo produzido pela Toyota, o Etios começa a ser vendido oficialmente na Índia, onde enfrenta concorrentes como Tata Nano e Hyundai i10, que também são focados no baixo custo. O compacto japonês futuramente será vendido nos mercados da Rússia e América Latina, e deve ser montado no Brasil em 2012 na fábrica de Sorocaba (SP), de onde devem sair 70 mil unidades anuais.

O Etios está sendo inicialmente comercializado apenas na versão hatch no país asiático. A variante sedã estará disponível a partir de março de 2011. Sob o capô está o motor 1.5 litros com 89 cv associado a uma caixa manual de 5 velocidades. A motorização 1.3 litro também chega só no próximo ano. Seu comprimento é de 4,27 metros, similar ao Toyota Yaris sedã, porém com qualidade inferior em relação aos materiais utilizados em seu interior.

Para chegar ao menor preço possível, o modelo "abre mão" de vidros elétricos, freios ABS, ar-condicionado automático, controle de estabilidade e até mesmo direção hidráulica. A ausência de alguns destes equipamentos, mesmo como opcionais, o deixa impossibilitado de ser vendido no mercado europeu, mas abre as portas de diversos países emergentes e da América Latina, como o Brasil.

Na Índia o Etios oferece como opcionais elementos exteriores cromados, abertura e travamento remoto, rodas de liga leve, faróis de neblina, ar-condicionado manual e rádio. A versão sedã tem como grande trunfo justamente seu espaço interno generoso, onde 5 adultos viajam confortavelmente. O porta-malas de 595 litros é outro destaque.



0 comentários:

Postar um comentário