Sistema que desliga motor em paradas diminui consumo e emissões
O sistema é simples e barato, e traz grandes vantagens como redução no consumo de combustível e na emissão de poluentes. O primeiro carro equipado com o sistema foi o C3 Start & Stop em 2004 e logo de início fez grande sucesso na Europa. O sistema do C3 foi desenvolvido pela Valeo especificamente para o carro. A fabricante de sistemas eletrônicos já fez mais de um milhão de Start & Stop para a Citroën.
A Comissão Européia endureceu as leis antipoluição que entrarão em vigor entre 2012 e 2015. A partir do ano que vem, nenhum carro novo poderá emitir mais que 130 g/km de CO2, de modo que o equipamento permite a redução das emissões entre 8 e 15 % sem a necessidade de grandes modificações no carro, apenas desligando o motor quando este não está sendo usado.
Durante a frenagem, o sistema desliga o motor quando a velocidade do veículo é inferior aos 6 km/h. Neste momento uma luz no painel com a palavra "eco" é acesa. Ao pressionar o acelerador o motor é instantâneamente ligado e o veículo fica em marcha lenta, ao mesmo tempo que o indicador no painel se apaga.
O sistema Start & Stop pode ser desativado a qualquer momento por meio de um botão. Neste caso, o veículo funciona com o câmbio SensoDrive tradicional. Para deixar o motor em "stand by", o sistema verifica através de uma central quais são as condições. O sistema não pode funcionar , por exemplo, se a temperatura do motor estiver muito baixa ou se o nível de bateria for insuficiente. Outro fator importante que a central analisa é a temperatura externa, que não pode ser inferior a -10º ou superior a 30º. Nesse caso o vácuo no booster cai além de um valor mínimo.
O sistema Start & Stop é composto por dois elementos principais: um alternador reversível com uma potência de 2 kW e uma central de controle que controla o funcionamento do motor de arranque e o alternador. Até mesmo o tensor da correia e a bateria são específicas para modelos com este sistema. Há também uma segunda bateria de lítio, localizado sob o assento do motorista. O alternador reversível tem tanto a função tradicional (produzir uma corrente elétrica), quanto aproveitar a energia cinética para enviar energia à bateria principal.
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