Detroit 2011: 918 RSR Hybrid para as pistas

Detroit 2011: 918 RSR Hybrid para as pistas
Esportivo alemão ganha inédito sistema de propulsão elétrica

A Porsche apresenta no Salão de Detroit a versão de corrida de seu supercarro híbrido 918. O 918 RSR vem com um propulsor de 756 cv produzidos por dois motores, um V8 - cuja capacidade cúbica não foi divulgada - que produz até 555 cv a altas 10.300 rpm, e um elétrico montado no eixo dianteiro para mais 201 cv.
O diferencial do sistema do 918 é a maneira como a carga é armazenada. O carro não traz pesadas baterias para alimentar o sistema, em vez disso, a energia é toda gerada através da cinética e armazenada numa espécie de volante de motor, que faz girar o motor elétrico. A força das rodas da frente pode ser usada pelo piloto a qualquer momento ao toque de um botão no painel. A potência extra tem duração de oito segundos com o sistema totalmente carregado. O motor elétrico, intensamente testado no atual 911 GT3 R Hybrid que já disputa campeonatos na Europa, também pode reduzir o consumo de combustível, diminuindo a necessidade de paradas de reabastecimento.

O baixo peso foi um dos focos do novo carro. O monobloco é inteiramente construído em plástico de fibra de carbono reforçada e traz um teto rígido removível. O visual do 918 RSR deve adiantar o do modelo final. Muitos elementos do 918 Spyder foram mantidos, como o parachoques traseiro e as saídas de escapamento laterais.

Por dentro, o sistema de propulsão híbrida tomou o lugar do passageiro e o painel perdeu o display sensível ao toque do Spyder em função de um novo painel mais simples. Apenas um mostrador indica o funcionamento dos freios regenerativos e a carga do sistema elétrico. Especula-se que a Porsche mostrará o 918 de produção em 2012 e já recebeu vários pedidos de compra, ainda que o preço de 500 mil euros - R$ 1,1 mi - não tenha sido confirmado.

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