Peugeot 5008: A família cai na estrada

Peugeot 5008: A família cai na estrada
Com espaço generoso e bom recheio, Peugeot 5008 é testado na Itália

   O advento dos crossovers e o recrudescimento das stations wagons forçaram as minivans a se reinventarem para não perderem o apelo de veículo familiar por excelência. Adotar um visual menos previsível e embarcar tecnologia foram as primeiras providências.
Foi o que ocorreu no Peugeot 5008. Apresentado no Salão de Frankfurt de 2009, o monovolume estreou uma nova plataforma dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën ­ na verdade, uma arquitetura aprimorada do antigo sedã médio-grande 407. Além de mais espaço do que sua antecessora 807, o 5008 trouxe novos itens e um desenho bem menos conservador do que os que costumam permear as minivans.
                Com 4,56 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, a minivan da Peugeot adota um design que a faz parecer bem maior que a 807. Os faróis trapezoidais e angulosos se estendem pelas extremidades do capô ­ bastante curto e abaulado ­, em um estilo que lembra o crossover 3008. Um ressalto bem ao centro do capô se estende até a ponta onde está a logomarca do leão. O monovolume conta com teto de vidro panorâmico, ao estilo 308 SW, e com um amplo para-brisa dianteiro, característica que é muito usada pela sua companheira de holding PSA, a Citroën, nos modelos da linha Picasso.
                Visto de lado, o 5008 parece mais robusto, graças aos cortes bem definidos na lataria e à linha de cintura elevada. Um vinco corta a carroceria desde os faróis dianteiros e faz uma espécie de junção com a extremidade das lanternas traseiras. Atrás, porta-malas abaulado e margeado por lanternas bojudas com lentes sobrepostas. Por dentro, a flexibilidade típica das minivans. O 5008 oferece espaço para sete ocupantes com assentos independentes, dobráveis e rebatíveis. Desta forma, o modelo acomoda até 2.500 litros de capacidade com os bancos da segunda e terceira filas rebatidos, e 679 litros na configuração normal, sem os bancos extras.
                Segundo a Peugeot, a plataforma do 5008 é das mais modernas, com vasta aplicação de soldas a laser e uma carroceria com maior capacidade de absorção de impactos. O modelo conta com o Distance Alert, que avisa ao motorista sobre a proximidade de um veículo à frente. Além disso, a minivan é equipada com controles de estabilidade e de tração, seis airbags, freios com ABS e EBD, sensores de obstáculos na frente e atrás, head-up display, entre outros. Na parte de motores, o 5008 conta com opção de duas unidades 1.6 a gasolina, uma com comando variável de válvulas, 120 cv e câmbio de cinco marchas, e outra turbo, com 156 cv e caixa manual de seis marchas. As opções a diesel são a 1.6 de 110 cv, que pode receber a transmissão de seis marchas ou câmbio automatizado, além da 2.0 com 150 cv e 163 cv e opção de caixa automática de seis velocidades.
                Os preços para as versões de cinco lugares do 5008 na Europa começam nos 24 mil euros ­ cerca de R$ 52 mil ­ e vão até 39 mil euros ­ aproximadamente R$ 86 mil. Os bancos extras significam mais 990 euros ­ R$ 2.180. Para o Brasil, a Peugeot diz oficialmente que não pensa em trazer o monovolume. Mas comenta-se que a marca estuda importar o modelo no ano que vem. Antes disso, porém, chega a linha 508, que usa a mesma plataforma da minivan e que de uma vez substituiu as linhas 407 e 607.
Primeiras impressões
Versátil conveniência

O novo monovolume da Peugeot promete dar trabalho para outras minivans do mercado, como Touran, Zafira e C4 Picasso. Para tal, a Peugeot aposta na modularidade e no espaço do 5008, além das inovações tecnológicas. Por dentro, a posição de dirigir é projetada para garantir maior segurança e a capacidade de ter ao alcance das mãos os principais comandos inseridos no painel. Foi dada uma grande atenção também ao espaço para os passageiros, tanto para os ocupantes da segunda, como da terceira fila. Além disso, há uma boa oferta de porta-objetos, com destaque para um embutido no assoalho que acomoda até 60 litros de volume de bagagem. A terceira fila de assentos se revela muito útil para levar duas crianças com conforto. Há ainda a grande conveniência de um espaço de carga que se torna plano e contínuo graças a movimentos simples para rebater os bancos.
                A segurança é um quesito de destaque no 5008. O modelo tem até seis airbags para proteger todas as fileiras de assentos, três fixações Isofix para cadeirinhas infantis e um par de dispositivos que aumentam a segurança ativa. Um item interessante é Head-up Display, já utilizado no 3008. Projetado na base do pára-brisas, exibe os dados de controle de velocidade de cruzeiro. É preciso pouco tempo para se acostumar com o dispositivo, mas depois ele se torna o velocímetro preferido para qualquer motorista. Já o Distance Alert é um sistema que utiliza um sensor para alertar só piloto sobre um veículo à frente e a iminência de uma colisão. O alarme pode ser ajustável entre 0,9 e 2,5 segundos.
                Tanto no trânsito da cidade como na estrada, o 5008 tem se mostrou bastante dinâmico e versátil. Ao volante, nota-se imediatamente a facilidade de condução, graças à posição elevada de dirigir à boa visibilidade. A transmissão manual de seis marchas se mostra bem escalonada. O carro se revelou rápido e ágil no uso urbano. Pisando mais fundo, o modelo respondeu prontamente e enfrentou curvas com bastante equilíbrio e sem qualquer problema. As freadas são firmes e nas mais bruscas o ABS mantém o modelo sob controle. No geral, o 5008 se posiciona como um excelente produto dentro do seu segmento. Compra certa para aqueles que têm uma família numerosa ou para aqueles que necessitam transportar grandes volumes de carga.
 

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