Monovolume está cotado para marcar o retorno da marca japonesa ao mercado brasileiro
A Mazda quer crescer em todo o mundo e alcançar a marca de 2 milhões de unidades vendidas em 2011. Para isso, mercados emergentes como o brasileiro são estratégicos. Por aqui, a fabricante deixou de atuar no ano 2000, mas agora está mais perto do que nunca de voltar com uma gama de pelo menos quatro modelos. Entre eles deve estar o clássico conversível MX-5 e os modelos Mazda2 e Mazda3, que são montados sobre a plataforma do Fiesta e do Focus, respectivamente. Além destes, a Mazda também deve comercializar no mercado nacional sua minivan Mazda5, que teria pela frente concorrentes "grandalhonas" com vocação familiar como Chrysler Town&Country, Dodge Journey, Citroën C4 Grand Picasso, entre outras.
Esteticamente o Mazda5 usa o desenho frontal já visto no Mazda3, onde a característica marcante é a grade dianteira em formato de um sosrriso. Já as linhas laterais da minivan acompanham a linguagem de design da marca, a chamada Nagare, que lhe confere uma aparência única. A traseira, ao contrário do resto, é mais genérica, sem que. no entanto, tenha linhas feias ou pouco atraentes. A minivan ainda mantém as características do modelo anterior, como as portas traseiras deslizantes e flexível para transportar sete pessoas.Características mecânicas
Nesta nova geração do Mazda5 sai de cena o motor 2.3 litros e no seu lugar é oferecido o bloco 2.5 litros de quatro cilindros de 157 hp e 163 lb. Este novo propulsor também equipa as versões mais equipadas do Mazda3 e as mais básicas do Mazda6 e CX-7. Em conjunto com este bloco está a transmissão automática com modo manual de cinco velocidades.
As medidas da minivan são 4,58 metros de comprimento, 1,75 m de largura e 1.61 m de altura. Esse espaço permite acomodar três fileiras de assentos e seis passageiros sem nenhum problema. A suspensão traseira multilink em conjunto com o tanque de combustível localizado bem abaixo garante uma boa área de carga, assim como uma posição cômoda para os passageiros da segunda e terceira fileiras.
No que diz respeito à segurança, o Mazda5 2012 é equipado com freios ABS, contrôle eletrônico de estabilidade, airbags frontais, laterais e de cortina, além de sistema de ancoragem para assentos na segunda e terceira filas.
Conforto
Um dos aspectos que se nota maior melhora é totalmente relacionado à comodidade dos ocupantes. O novo Mazda5 é mais silencioso e absorve melhor as imperfeições do piso do que antes. Os passageiros da primeira e da segunda fileira de bancos viajam com muito conforto, já que os assentos são poltronas do tipo capitão, enquanto a terceira fila usa um banco inteiriço e é mais estreita, ainda que seja muito útil.
O interior foi atualizado e agora é mais moderno, ergonômico e tem bons níveis de qualidade dos materiais e dos encaixes das peças. Um ponto negativo é que todo o interior é preto, sem nenhuma parte contrastante, o que o deixa sóbrio demais.
Em relação aos equipamentos, é destaque a incorporação do computador de bordo e o ar condicionado automático de duas zonas, assim como conexão bluetooth com comandos no volante. Cruise control, vidros e espelhos elétricos, som com capacidade para 6 CDs e entrada auxiliar também estão presentes.
As maiores ausências da lista de equipamentos são a entrada USB para uma interface melhor com um iPod e um teto solar, item bastante valorizado pelo comprador desta categoria. Por último, um sistema de entretenimento à bordo, dada a vocação familiar do modelo, seria uma boa adição.
Ao volante
A exemplo dos outros modelos fabricados pela marca, o Mazda5 tem uma qualidade de marcha acima da média do segmento, não só por ser silenciosa, mas a direção eletro-hidráulica é precisa e a suspensão tem boas respostas.
O motor 2.5 litros a gasolina empurra bem e é brilhante quando exigido ao limite, ainda que não seja explosivo. O câmbio trabalha bem, com uma visivel calibração para manter o consumo baixo, de modo que qualquer manejo com mais emoção faz necessário o uso das trocas manuais do câmbio.
O comportamento em curvas é seguro e previsível, em muito graças à suspensão traseira independente. Os freios transmitem confiança e as frenagens são eficientes.
Conclusão
O Mazda5 não é um produto de volume. Está focado a um nicho de mercado que valoriza espaço interno e versatilidade, mas não procura uma minivan muito maior, pesada e cara.
O interior foi atualizado e agora é mais moderno, ergonômico e tem bons níveis de qualidade dos materiais e dos encaixes das peças. Um ponto negativo é que todo o interior é preto, sem nenhuma parte contrastante, o que o deixa sóbrio demais.
Em relação aos equipamentos, é destaque a incorporação do computador de bordo e o ar condicionado automático de duas zonas, assim como conexão bluetooth com comandos no volante. Cruise control, vidros e espelhos elétricos, som com capacidade para 6 CDs e entrada auxiliar também estão presentes.
As maiores ausências da lista de equipamentos são a entrada USB para uma interface melhor com um iPod e um teto solar, item bastante valorizado pelo comprador desta categoria. Por último, um sistema de entretenimento à bordo, dada a vocação familiar do modelo, seria uma boa adição.
Ao volante
A exemplo dos outros modelos fabricados pela marca, o Mazda5 tem uma qualidade de marcha acima da média do segmento, não só por ser silenciosa, mas a direção eletro-hidráulica é precisa e a suspensão tem boas respostas.
O motor 2.5 litros a gasolina empurra bem e é brilhante quando exigido ao limite, ainda que não seja explosivo. O câmbio trabalha bem, com uma visivel calibração para manter o consumo baixo, de modo que qualquer manejo com mais emoção faz necessário o uso das trocas manuais do câmbio.
O comportamento em curvas é seguro e previsível, em muito graças à suspensão traseira independente. Os freios transmitem confiança e as frenagens são eficientes.
Conclusão
O Mazda5 não é um produto de volume. Está focado a um nicho de mercado que valoriza espaço interno e versatilidade, mas não procura uma minivan muito maior, pesada e cara.
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