Com seis meses de mercado brasileiro, Hyundai ix35 já briga pela liderança  dos utilitários esportivos médios “premium”
Em agosto do ano passado, a Hyundai  trouxe para o Brasil a segunda geração do  Tucson como um modelo de um  segmento superior. Batizado de ix35, desembarcou por  aqui posicionado  como um utilitário médio “premium”. Já o veterano Tucson  em  sua  versão nacionalizada  foi deslocado para o segmento de utilitários   esportivos mais despojados, dominado pelo Ford EcoSport. Embora as  vendas de  Tucson e ix35 somadas atinjam atualmente o que o Tucson  vendia sozinho em seus  tempos mais gloriosos, no início do ano passado,  ambos os modelos se  posicionaram de forma competitiva em seus  segmentos. 
O Tucson “made in Brazil” vendeu em janeiro  mês onde houve queda generalizada das vendas  o total de 1.164 unidades. E o ix35, que vem da Coreia do Sul, somou 748 emplacamentos. Tal número o coloca como um dos líderes do segmento dos utilitários esportivos médios “premium”, em briga acirrada pela vice-liderança com o Chevrolet Captiva e atrás apenas do Honda CRV.
O Tucson “made in Brazil” vendeu em janeiro  mês onde houve queda generalizada das vendas  o total de 1.164 unidades. E o ix35, que vem da Coreia do Sul, somou 748 emplacamentos. Tal número o coloca como um dos líderes do segmento dos utilitários esportivos médios “premium”, em briga acirrada pela vice-liderança com o Chevrolet Captiva e atrás apenas do Honda CRV.
Boa parte das vendas do ix35 são  impulsionadas pelo seu  visual, que combina linhas elegantes e  esportivas. O ix35 foi o responsável por  inaugurar a nova identidade  visual da marca no Brasil, a chamada Fluidic  Sculpture. Seu desenho  nasceu das mãos de Tomas Bürkle, no Centro de Design da  Hyundai na  Alemanha, e é marcado pela dianteira com faróis finos que sobem em   direção ao capô e pela grade hexagonal detalhada por um friso cromado. A  tampa  do motor abriga dois vincos fortes e os faróis de neblina na  parte inferior do  para-choque ajudam a formar a frente marcante do  utilitário esportivo  sul-coreano.
No perfil, são os entalhes na carroceria  que chamam a  atenção. Um segue a linha dos faróis e se estendendo até o  meio da porta  dianteira, outro fica na base das portas e um terceiro  direciona os olhares para  a traseira. Lá, estão mais uma vez as curvas  fluidas onipresentes no carro. As  lanternas vistosas, que saem da tampa  do porta-malas e vão terminar na lateral,  reforçam a personalidade.
O utilitário esportivo é vendido com um motor 2.0 16V com duplo comando de válvulas variável, capaz de gerar 168 cv de potência a 6.200 rpm e torque de 20,08 kgfm a 4.600 rotações. Já as opções de tração são duas. A 4X2  que despeja a força nas rodas da frente  tem preço inicial de R$ 88 mil com câmbio manual. A transmissão automática de seis velocidades adiciona R$ 5 mil na conta. Com tração integral, o ix35 parte de R$ 108 mil.
A Hyundai não segmenta seus carros por versões de acabamento e sim por kits de equipamento. Mesmo a variante mais básica vem de fábrica bem equipada. Todos os ix35 contam com ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, ABS, trio elétrico e rádio com comandos no volante. O ix35 básico 4X2 parte dos R$ 88 mil. A versão 4WD é disponível apenas com um kit de equipamentos que traz ar-condicionado digital, revestimento interno em couro, bancos dianteiros com ajuste elétrico, botão de partida do motor, piloto automático e sensor de estacionamento, por R$ 108 mil. A versão topo de linha  obrigatoriamente 4X2  ainda conta com airbags laterais e de cortina, câmara traseira de ré com tela no retrovisor, teto solar panorâmico e controle de estabilidade. Com essa configuração, o ix35 chega ao seu limite de elevados R$ 115 mil.
Ponto a ponto
Desempenho - As duas  toneladas do ix35 4WD não intimidam os 168 cv de  potência e 20,1 kgfm  de torque do motor 2.0. Segundo a Hyundai, o ix35 faz o  zero a 100 km/h  em 10,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 184 km/h.  As   respostas do motor são bem rentabilizadas pelo câmbio automático de seis   marchas, que conta com uma providencial opção de acionamento  sequencial na  alavanca o que permite que se dirija o ix35 de modo mais  esportivo. Nota  8.
Estabilidade - O  utilitário esportivo da Hyundai é dinamicamente  consistente. Não aderna  excessivamente nas curvas e, nos trechos irregulares,  mantém a  sensação de controle e filtra bem os desníveis. Sempre que foi   necessário frear de forma brusca, se mostrou equilibrado. E a tração  integral  disponível na versão 4WD testada é sempre um reforç importante  nesse  aspecto.Nota 8.
Interatividade - A  ergonomia é correta e os comandos estão ao alcance do  motorista. As  regulagens de banco e volante tornam fácil uma boa posição de  dirigir. A  visibilidade frontal é boa, mas a retrovisão é ruim  a câmara de ré,   de série apenas nas versões “top”, é muito bem-vinda. Já a direção é  suave e  precisa. O quadro de instrumentos é generoso e permite boa  visualização. O  computador de bordo fornece as informações mais  úteis,  mas o consumo aparece em  “litros por 100 quilômetros” e não no formato  “quilômetros por litro”, adotado  no Brasil Nota 8.
Consumo - A Hyundai  fala em consumo de 11 km/l para o motor 2.0, mas o  modelo avaliado  obteve a média de 8,2 km/l, em percurso 2/3 urbano e 1/3  rodoviário. Nota 6.
Tecnologia -  Apresentada no final de 2009, a plataforma do ix35 é moderna.  O motor  Thetha-II, com Dual CVVT e coletor de admissão de dois estágios, também   é bem atualizado em termos tecnológicos, assim como o câmbio automático  de seis  velocidades. Ar-condicionado digital, computador de bordo com  comandos no  volante, CD player/rádio/MP3 com entrada USB e para iPod  ajudam a tornar as  viagens agradáveis. Nota 8.
Conforto - O habitáculo  oferece espaço para todos os ocupantes. A suspensão  filtra bem as  eventuais irregularidades da pista. O isolamento acústico segue o   padrão dos SUVs médios “top”. Um eventual terceiro passageiro no banco  central  traseiro até conta com apoio de cabeça, mas é obrigado a apoiar  as costas sobre  o console central retrátil, o que torna a viagem pouco  confortável. Nota  8.
Habitabilidade - A  Hyundai recheou o ix35 com alguns práticos e funcionais  porta-objetos.  Não faltam espaços para colocar copos, garrafas e badulaques. Os   acessos ao carro são bons para um utilitário esportivo, tanto na frente  quanto  atrás. O porta-malas comporta 728 litros, ótimo para o segmento.  Nota  9.
Acabamento - Os  revestimentos internos aparentam qualidade incompatível com  o preço do  modelo, principalmente os plásticos do console central. Os apliques   plásticos imitando alumínio espalhados pelo painel até que funcionam em  termos  estéticos, mas também não denotam qualidade. Nota 5.
Design - É o grande  atrativo do ix35. Introdutor do novo visual da Hyundai  no mundo, o  utilitário esportivo sul-coreano tem um aspecto moderno e esportivo.   Tem personalidade e consegue se destacar entre seus concorrentes. Nota  9.
Custo/benefício - A  Hyundai não cobra barato pelo ix35: R$ 108 mil, na  versão automática  4WD testada. Esse é o preço de tabela  os valores  efetivamente  praticados podem variar bastante nas concessionárias Hyundai. Valor  bem  elevado, mesmo em um segmento disputado por outros modelos caros, como  Honda  CRV e Chevrolet Captiva. A chegada do novo Kia Sportage  que  compartilha  plataforma e motorizações com o ix35  tornou a disputa  ainda mais dura. Nota  6.
Total - O Hyundai ix35 2.0 automático 4WD somou 75 pontos em 100  possíveis.
Impressões ao dirigir
Mistura fina
O ix35 2.0 4WD é a versão que melhor  traduz o espírito  “utilitário esportivo” na linha do estiloso modelo  sul-coreano. É agradável de  dirigir e, em termos de desempenho, dá  conta do recado com folgas. Nas  ultrapassagens, o motor de 168 cv  garante a tranquilidade do motorista. O câmbio  automático de seis  marchas é bem escalonado e as marchas são transmitidas sem  trancos. O  novo Hyundai não inclina demais nas curvas e nem “mergulha” demais  nas  frenagens. É um utilitário esportivo bem equilibrado e faz bela figura   sempre que é exigido, tanto na estrada quanto na cidade.
Nas trilhas de terra, o ix35 encarou todas as irregularidades com destreza e equilíbrio, sem sacudir excessivamente ou perturbar os ouvidos dos passageiros. Dotada de tração integral AWD e controles de estabilidade e de tração, a versão avaliada se mostrou estável nas curvas e permitiu uma direção agressiva, sempre com boas respostas.A bordo, nada chega a desagradar. No painel de boa visualização para o motorista, uma curiosa “carenagem” envolve os mostradores de conta-giros e velocímetro, o que dificulta bastante que o “carona” consiga ver a velocidade atingida. O design do habitáculo é interessante, embora a escolha dos revestimentos internos deixe a desejar em relação à faixa de preços do modelo.
Mas o fato é que Hyundai ix35 4WD transmite ao motorista uma agradável sensação de solidez construtiva, bem adequada à proposta dos utilitários esportivos. E com um estilo que atrai muito a atenção nas ruas onde passa. Com um detalhe importante  seu design tem inegável personalidade. Uma virtude cada vez mais rara na maioria dos recentes projetos automotivos, que parecem todos saídos da mesma prancheta.
Nas trilhas de terra, o ix35 encarou todas as irregularidades com destreza e equilíbrio, sem sacudir excessivamente ou perturbar os ouvidos dos passageiros. Dotada de tração integral AWD e controles de estabilidade e de tração, a versão avaliada se mostrou estável nas curvas e permitiu uma direção agressiva, sempre com boas respostas.A bordo, nada chega a desagradar. No painel de boa visualização para o motorista, uma curiosa “carenagem” envolve os mostradores de conta-giros e velocímetro, o que dificulta bastante que o “carona” consiga ver a velocidade atingida. O design do habitáculo é interessante, embora a escolha dos revestimentos internos deixe a desejar em relação à faixa de preços do modelo.
Mas o fato é que Hyundai ix35 4WD transmite ao motorista uma agradável sensação de solidez construtiva, bem adequada à proposta dos utilitários esportivos. E com um estilo que atrai muito a atenção nas ruas onde passa. Com um detalhe importante  seu design tem inegável personalidade. Uma virtude cada vez mais rara na maioria dos recentes projetos automotivos, que parecem todos saídos da mesma prancheta.
Ficha técnica
Hyundai ix35 2.0 16V automático 4WD.
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando no cabeçote e comando variável de válvulas na admissão e no escape. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Hyundai ix35 2.0 16V automático 4WD.
Motor: Gasolina, dianteiro, transversal, 1.998 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando no cabeçote e comando variável de válvulas na admissão e no escape. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático com  seis marchas à frente e uma a ré e opção  de mudanças sequenciais  manuais. Tração integral, controle eletrônico de  estabilidade e de  tração são de série nas versões “top”.
Potência máxima: 168 cv a 6.200 rpm.
Torque máximo: 20,1 kgfm a 4.600 rpm.
Diâmetro e curso: 86,0 mm X 86,0 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira independente do  tipo McPherson, com molas helicoidais  e amortecedores pressurizados a  gás de dupla ação. Traseira independente em  braços múltiplos, com molas  helicoidais e amortecedores pressurizados a gás de  dupla ação.  Controle eletrônico de estabilidade é de série apenas nas versões   “top”.
Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. ABS, EBD e  assistente de frenagem de emergência.
Pneus: 225/55 R18 em rodas de liga leve.
Carroceria: Utilitário esportivo em  monobloco com quatro portas e cinco  lugares. 4,41 metros de  comprimento, 1,84 metro de largura, 1,65 metro de altura  e 2,64 metros  de distância entre-eixos. Airbags frontais de série. Laterais   dianteiros e do tipo cortina são de série nas versões “top”.
Peso: 1.980 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 728 litros/2.885 litros com o banco traseiro  rebatido.
Capacidade do tanque de combustível: 55 litros.
Produção: Coreia do Sul.
Lançamento mundial: 2009. Lançamento no Brasil:  2010.

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