Mercedes equipa sedãs Classe C e E com novo motor 250 CGI
O antes inacessível mercado de luxo cada vez mais ganha espaço no Brasil. Com isso, marcas "premium" comemoram os bons resultados obtidos no ano passado e já fazem planos ambiciosos para 2011. A Mercedes Benz, por exemplo, quer atingir a inédita marca de 10 mil unidades vendidas no país este ano. Como parte desta meta, a fabricante alemã lança no mercado nacional o inédito motor 250 CGI para os sedãs Classe C e Classe E, que chega para aumentar a gama de opções da marca.
Apesar de terem o mesmo motor sob o capô, o objetivo dos carros em seus respectivos segmentos é totalmente diferente. O C 250 CGI Sport chega como um modelo intermediário na linha do sedã médio responsável por 40% das vendas da Mercedes no Brasil. Seu preço inicial será de R$ 179 mil, o que ainda o caracteriza como um futuro substituto do C 200 CGI Sport menos potente e apenas R$ 4 mil mais barato , à venda no Brasil desde agosto do ano passado. Já o lançamento do E 250 CGI busca tornar a gama de luxo da marca mais acessível. O novo modelo desembarca por R$ 229.900, exatos R$ 41,1 mil a menos que o E 350 Avantgarde, até então a configuração de entrada dentro dos médios-grandes.Alinhado com a tendência mundial de "mobilidade sustentável", o motor 250 CGI chega ao Brasil como o mais novo membro da família BlueEfficiency, que preza por índices reduzidos de consumo de combustível e de emissões de poluentes. O segredo está na injeção direta, que mistura ar e combustível diretamente na câmara de combustão e resulta em uma queima mais eficiente, com alto desempenho e menos resíduos. Além das alterações mecânicas, os modelos ainda trazem aerodinâmica melhorada e novas relações de transmissão. Com isso, a Mercedes promete uma economia total de combustível na casa dos 12,1%.
Apesar da "preocupação ambiental", o desempenho não foi deixado de lado. O novo 250 CGI desenvolve 204 cv de potência máxima e torque de 31,6 kgfm entre 2 mil e 4.300 rpm, um número bem representativo em se tratando de um motor quatro cilindros de 1.8 litro. A boa oferta de potência fica evidente com a performance anunciada dos carros. De acordo com a fabricante, o C 250 CGI Sport alcança os 100 km/h em 7,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de respeitáveis 240 km/h. Já o modelo E 250 CGI Avantgarde tem números um pouquinho menores por conta dos 145 kg a mais. O sedã de alto luxo cumpre o zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge a máxima de 238 km/h. O câmbio é sempre automático de cinco relações nos dois modelos.
Tanto o C 250 CGI quanto o E 250 CGI chegam completos, com itens de segurança como controle eletrônico de estabilidade e de tração, freios com ABS e EBD, Active Brake Light, airbags frontais, laterais e do tipo cortina, Neck-Pro encostos de cabeça que se movimentam em uma batida, para minimizar traumas na coluna ou no pescoço no chamado efeito chicote , limitador de velocidade, controle de cruzeiro, entre outros. Como itens de conforto os dois saem de fábrica com assentos dianteiros com ajustes elétricos, rádio/CD Player com Bluetooth, volante multifuncional, retrovisores eletrocrômicos, além dos "básicos" ar-condicionado automático de três zonas e trio elétrico. O C 250 CGI Sport ainda conta com uma pitada esportiva, como seu nome sugere. O modelo conta com interior e kit óptico da AMG, a divisão esportiva da marca, além da opção de troca de marchas por borboletas atrás do volante. Já o E 250 CGI Avantgarde se destaca pela tecnologia embarcada. Lá estão sistema auxiliar de estacionamento Parktronic e Parking Guidance, retrovisores antiofuscamento, faróis bi-xenon com Intelligent Light System, entre outros.
Esteticamente, o Classe C e o Classe E não trazem qualquer novidade desde suas últimas renovações em 2007 e 2010, respectivamente. O Classe C tenta transmitir ousadia com a grade dianteira cromada, rodas de liga leve e vincos bem marcados no capô e nas laterais. Mas se destaca mesmo pela sobriedade de sempre. Já o Classe E traz linhas mais ousadas e elegantes, com os tradicionais faróis duplos que são sua marca. O C 250 CGI concorre diretamente com BMW Série 3 e Audi A4, enquanto a briga "de luxo" do E 250 CGI é com BMW Série 5 e Audi A6.
Primeiras impressões
No meio do caminho
São Paulo/SP - A Mercedes-Benz tem uma atenção especial com seus modelos da Classe C. Sabendo disso, a marca lançou no final de agosto do ano passado as motorizações 180 CGI e 200 CGI para esta classe. O problema era que ambos os modelos tinham uma diferença de potência de apenas 28 cv, contra um abismo de preço de R$ 35 mil. Os resultados foram vendas mais "tímidas" da 200 CGI, que sofreu com uma inclinação natural do consumidor em adquirir o modelo mais barato e um pouco menos potente. Com a chegada da nova C 250 CGI Sport, a Mercedes cria um modelo efetivamente intermediário para sua gama. Por R$ 179 mil, o comprador leva para casa um carro com, agora sim, 204 cv por R$ 39 mil a mais que a versão de entrada e só R$ 4 mil a mais que o 200 CGI.
O motor 250 CGI fez bem ao Classe C. O bloco é ideal para quem quer mais esportividade e desempenho do que o oferecido pela versão de entrada 180 CGI, mas não está disposto a pagar mais de R$ 200 mil no C 300 S. Nas estradas, é fácil perceber a disposição do motor 1.8 litro de 204 cv, que leva o modelo aos 200 km/h sem grande esforço e parece estar sempre disposto a mais. Graças ao excelente trabalho da engenharia com a estabilidade e o isolamento acústico, mal é possível notar que o carro está em altas velocidades. Com tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas, o acerto dinâmico do carro é exemplar e a carroceria torce o mínimo. No caso de o condutor “abusar” um pouco mais da sorte, entra em ação o controle eletrônico de estabilidade ESP, e a paz é mantida. Nas freadas, a suspensão trabalha de forma eficaz e o carro não embica. Em um trajeto majoritariamente rodoviário, o consumo ficou na casa dos 9,6 km/h, um número apenas razoável para um modelo que quer ganhar a alcunha de "verde".
No interior, o destaque vai para a mistura certa de requinte e esportividade. A Mercedes utiliza materiais de qualidade para a construção do sedã, que ainda conta com um pacote esportivo da AMG que inclui bancos esportivos, tapetes exclusivos, entre outros. Por outro lado, o entre-eixos de 2,76 metros garante que o motorista se acomode bem, mas definitivamente não há "espaço de sobra". O C 250 CGI também não é muito generoso com os dois passageiros do banco de trás, que dispõe de espaço limitado. Já uma quinta pessoa anda apertada e ainda atrapalha a vida dos outros ocupantes do banco traseiro.
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